A História da Simca do Brasil

Por Pedro Paulo Morales.

A Simca do Brasil S.A. foi fundada em 5 de Maio de 1958 em Belo Horizonte estado de Minas Gerais, o terreno foi inclusive oferecido pelo o ex-governador mineiro Magalhães Pinto e as obras de terraplanagem iniciadas  mas devido a problemas com logística, comunicação (naquele temo os interurbanos eram feitos com o auxilio das telefonista)   e proximidade com dois dos maiores mercados consumidores (naquele temo os interurbanos eram feitos com o auxilio das telefonista) do pais resolveu abrir a sua fabrica no município de São Bernardo do Campo em São Paulo.

O seu nome era Sociedade Anônima Industrial de Motores, Caminhões e Automóveis a Simca do Brasil ou (Société Industrielle de Mécanique et de Carrosserie Automobile) empresa de origem francesa chegou ao Brasil através de um acordo com o presidente Juscelino Kubitschek que naquela época corria o mundo buscando empresas interessadas em investir no Brasil.

A Fábrica da Sinca em São Bernrdo do Campo-SP

O modelo básico produzido pela empresa a partir de 1959 foi o Simca Chambord, inspirado no Simca Vedette Chambord francês. A empresa teve como grande desafio a falta de fornecedores e mão de obra qualificada.

O primeiro Chambord a sair da linha de produção foi oficialmente entregue ao presidente Juscelino Kubitschek no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro.

A empresa teve muitos problemas operacionais ligados à qualidade e nacionalização de seus veículos, seu apelido era Maestro, “um conserto (com “s”) a cada esquina”, que apenas foi contornado quando a matriz francesa enviou um engenheiro para resolver os problemas.

No auge da produção (1964-1965), a empresa chegou a ter 2.300 funcionários na sua fábrica de São Bernardo do Campo. Nessa fábrica foram produzidos quase 51.000 unidades entre Chambord , Simca Alvorada uma versão popular , Simca Présidence, a versão luxuosa do Simca Chambord, o Jangada (versão perua) e o Sinca Profissional com um acabamento ainda mais pobre do que o do Alvorada, com estofamento de plástico, portas revestidas de papelão pintado, sem tampa no porta-luvas e sequer uma abertura no painel para encaixar um rádio para atender ao desejo do governo brasileiro de vender automóveis “populares” financiados através da Caixa Econômica Federal.

Simca Profissional: o preferido dos motorista de taxi, forroos de eucatex e mais simples que o alvorada.

O Sinca Alvorada um carro para a família

O Painel da linha Chambord

Sinca Presidence um caaro de luxo para concorrer com os importados.

O Kit Continental é o charme do automóvel. Foto Blog do Camaro

Sinca Jangada: não lembro de ter visto nas ruas.

Em 1963 a Chrysler detinha o controle acionário da marca e formava assim a base para suas operações europeias. Em 1965, começaram a circular boatos que a Chrysler americana, proprietária da Simca francesa iria assumir o comando da filial brasileira, o que acabou ocorrendo no segundo semestre de 1966. Durante alguns meses, a marca Simca foi mantida, mas, a partir de agosto de 1967, a Chrysler do Brasil apresentou ao mercado os Esplanada e Regente (em abril de 1968) com carroceria desenhada no Brasil e era , a última tentativa de afirmação da Simca do Brasil que sofria com a concorrência do Aero-Willys  e o Ford Galaxie , os carros saiam com a plaqueta de identificação: “Fabricado pela Chrysler do Brasil”, ao mesmo tempo que o governo brasileiro aprovava o investimento de 50,2 milhões de dólares para a produção de caminhões Dodge e o início do projeto de desenvolvimento e fabricação dos automóveis Dodge Dart com motor V-8. A partir desse momento a Simca do Brasil deixou de existir e assim, nascia a Chrysler do Brasil S/A Indústria e Comércio.

O esplanada ja produzido pela Chrysler,

Produtos disponíveis

Logotipo da Simca

 Em 1970 a Simca desaparecia como empresa, tornando-se a Chrysler France, mas seu nome ainda seria aplicado aos carros por mais alguns anos. Hoje a marca Simca pertence ao grupo PSA, detentor da Peugeot e da Citroën.Os automóveis Simca marcaram época, seu apelido era “os carros rabo de peixe” devido ao estilo americano.

Imagem de slide

Sinca original do seriado Patrulheiro Rodoviário. Foto Marcel Bordim

Referencias:

http://www.simca.com.br/

http://www.retroauto.com.br/chambord_39.html

http://pt.wikipedia.org

http://autossegredos.com.br/?p=9031

http://bestcars.uol.com.br/artigos/populares-2.htm

http://autocade.net/index.php/Simca_Alvorada

About these ads

Tags:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: